quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Inspiração


"Para capturar uma foto é preciso colocar cabeça, olhos e coração no mesmo eixo"

Foi inspirado em uma imagem de Martin Munkacsi (que mostrava três garotos africanos correndo pelados em direção ao Lago Tanganyika, em um registro único de liberdade, graça e espontaneidade) que Henri Cartier-Bresson decidiu levar a fotografia a sério. "Quando eu vi a fotografia de Munkacsi eu não pude acreditar que tal momento havia sido capturado por uma máquina fotográfica. Eu disse dane-se, peguei minha câmera e sai para a rua", confessava o francês.

O título desse blog provém de um dos primeiros livros de Cartier-Bresson, justamente denominado, "The Decisive Moment". De acordo com o autor, "não existe nada neste mundo que não tenho o seu momento decisivo". E completava dizendo que "existe uma fração de segundo criativa quando você está fotografando. Seus olhos devem ver a composição ou ainda a expressão que a vida lhe oferece e você deve, com intuição, saber o momento certo para clicar...Uma vez que você perde o momento, isto passa para sempre".

Com as novas tecnologias e a massificação de profissionais de imagem, muito mais que estar presente no momento decisivo e saber a hora de clicar, acredito que o fotojornalista deve estar pronto para interpretá-lo, também em palavras. Este será o diferencial do profissional em imagem do futuro, saber ver o momento e descrevé-lo em uma matéria completa. Esta é a intenção ao criar este blog, não só descrever os meus "momentos decisivos" com uma máquina em punho, mas também discorrer sobre imagens produzidas por outros profissionais e que realmente sejam registros de espontaneidade, graça ou liberdade.

Nenhum comentário: