terça-feira, 14 de julho de 2009

Centenário de um Clássico


Domingo de Clássico Grenal é assim, um dia especial. O domingo por si só já é um dia diferente, mas quando se tem um confronto entre gremistas e colorados – e em sua maioria são disputados no primeiro dia da semana – ai sim é excepcional. Casais nos parques unidos (ou divididos) pela sua paixão clubística, carros devidamente decorados com sua cor preferida e claro, muitas camisetas de Grêmio e Inter espalhadas pela Capital e pelo Rio Grande do Sul inteiro.



Me lembro quando era mais novo – bem mais novo, diga-se de passagem – e acordava angustiado com o certame que se aproximava. Porque sim, eu torcia devotamente durante minha infância e juventude, assim como todos neste Estado tão aguerrido e bravo. O almoço demorava a chegar e do jeito que chegava era devorado com ferocidade. O tempo custava a passar e o rádio ligado no pré-jornada da Rádio Gaúcha retransmitia as últimas informações do confronto.

Então era chegada a hora, quase sempre às quatro da tarde. O local para assistir era a casa do meu primo, tão ou mais fanático do que eu. E sim, em sua maioria pela TV, porque supersticioso que era, tinha medo de dar o azar de assistir no Estádio e o meu time perder para o maior rival, o que seria uma tragédia.

Cada ataque era um nervosismo tremendo e, quando o rival pressionava, a angústia era maior ainda. No total, 90 minutos de adrenalina pura, como se aquela hora e meia de futebol fosse mudar o rumo de uma vida toda. Finalizado o duelo, ficava o gosto saboroso da vitória e a certeza de boas risadas em cima dos amigos rivais, ou a temeridade do tamanho da gozação pela derrota para o arqui-inimigo.

Difícil conseguir descrever as emoções que um Grenal passa para quem é apaixonado por futebol, independente da cor que defende. Alegria, ódio, paixão, pavor, sofrimento, raiva, euforia e muita, muita emoção reunidos em uma única partida de futebol.

O tempo passou, amadureci, me formei e hoje sou um profissional isento. Dos tempos de infância ficou a paixão pelo esporte que hoje acompanho de perto. No próximo domingo o clássico Grenal completa um século de existência e eu estarei lá, dentro do gramado do Estádio Olímpico registrando os momentos de mais um duelo que certamente entrará para a história.




Nas fotos, imagens do confronto de número 376, disputado no Estádio Beira-Rio pelas quartas-de-final da Taça Fábio Koff (segundo turno do Campeonato Gaúcho 2009), em 5 de abril deste ano e que terminou com o placar de 2x1 para o Internacional.